Feira de Santana: “Hospital Municipal” Assinada a ordem de serviço para a construção do hospital municipal; Unidade hospitalar funcionará somente durante o dia
Feira de Santana

Aconteceu na manhã desta quarta (3), na antiga sede da Secretaria de Saúde, na avenida João Durval Carneiro, a cerimônia para assinatura da ordem de serviço do Hospital Municipal de Feira de Santana, que levará o nome do médico ortopedista Dr. Benício Cavalcante. Estiveram presentes, o prefeito Colbert Martins (MDB) e a secretária Municipal de Saúde, Cristiane Campos.
De acordo com o prefeito Colbert Martins em entrevista ao repórter Onildo Rodrigues, o hospital funcionará apenas durante o dia, contará com o que há de mais novo em medicina e não atenderá no primeiro momento, pacientes de outros municípios, somente Feira de Santana.
"É um trabalho que tentamos fazer desde o período da pandemia, mas não foi possível, agora estamos colocando em operação essa ideia e o projeto em funcionamento, a empresa contratada está aí, os recursos são do tesouro municipal e investiremos cada vez para que Feira de Santana tenha um hospital dia, funcionando com essa característica para que possamos ter um atendimento tecnológico e muito bem conduzido".
Sobre o Hospital
"O SAMU, a rede de frio e vacinas (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) permanecerão aqui, o hospital contará com dois pavimentos, por isso o prédio contará com uma grande reforma e ampliação, por isso o tempo de intervenção será bem mais curto para que o hospital fique pronto. O hospital trabalhará com tecnologia, com instrumentos de Laparoscopia, Endoscopia, Artroscopia, todo o instrumento que possa ser utilizado para tornar a medicina eficiente, sonho para daqui há alguns anos, robótica em Feira de Santana, teremos estrutura também para colocar robótica neste hospital. Não será um hospital de emergência, que continuará sendo o HGCA (Hospital Geral Clériston Andrade).
Pacientes de outros municípios
"Isto é algo que teremos de verificar como fazer, temos problemas graves no Hospital da Mulher com relação a isso, municípios vizinhos deixam mulheres grávidas na rua de trás do hospital, teremos que conviver com essa questão da melhor maneira, Feira nunca recusou atendimentos, este novo hospital será de referência, será conduzido desta forma".
Valor do investimento
"R$ 24 milhões e 400 mil, Laparoscopia, Endoscopia, Biópsias, cirurgias que poderão ser feitas, telemedicina, teremos a condição de fazer o máximo dentro das novas tecnologias que Feira já dispõe, inclusive o governo do Estado acaba de contratar um hospital semelhante a esse para atender às suas necessidades".
Demanda
"O hospital não atenderá as necessidades da cidade, porque essa ninguém consegue, mas às necessidades do povo de Feira, que utiliza hospitais como esse fora do município, por tanto, do ponto de vista público, transformaremos a Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) que já é uma fundação de direito público, também em privado, para que aqui possam ser feitos convênios e atender outros setores".
Homenagem Dr. Benicio Cavalcante
"Dr. Benício Cavalcante, médico ortopedista, grande amigo, trabalhou em Feira durante muitos anos, faleceu em 2020, no período da Covid, faço essa homenagem a uma pessoa que trabalhou muito em Feira de Santana, atuou no D. Pedro de Alcântara (HDPA), UNIMED, é uma homenagem que faço por justiça, para um médico que viveu, trabalhou e ajudou Feira de Santana".
Por que não foi utilizado o espaço da Mater Dei?
"Por que a instituição tem um débito trabalhista enorme e a Prefeitura não tem condições de fazer esse tipo de negociação, por tanto, o que fizemos, foi optar por uma outra alternativa, se tivesse condições de fazer na Mater Dei, seria feito e o hospital estaria pronto e funcionando há mais tempo, mas infelizmente, não foi possível".
Previsão de conclusão das obras
"Vamos utilizar o máximo possível para que possamos concluir mais rápido, mas como estamos assinando hoje a ordem de serviço, ainda não é possível fazer uma previsão desse tipo, será utilizado sim, toda a estrutura do pavimento superior e do térreo. O local foi projetado para ser um hospital, por tanto, a estrutura será facilmente adaptável e tenho certeza que para o tipo de hospital que faremos, temos certeza que o povo de Feira de Santana será atendido com o melhor da tecnologia".
Secretária de Saúde, Cristiane Campos
"É um momento muito importante, um marco inicial na gestão do prefeito Colbert, que busca avançar em proporcionar o melhor, o hospital terá mais de 4 mil metros quadrados de área construída, 10 leitos, 6 salas de cirurgia, 10 consultórios, telemedicina, cirurgias eletivas, pequenas cirurgias, será um day hospital, o paciente passa pelo procedimento pela manhã e a tarde é liberado".
Atendimento a outros municípios
"Como o prefeito frisou, este será um hospital para Feira de Santana, não haverá por enquanto, pactuação com outros municípios como ocorre no Hospital da Mulher, que tem pactuação com 78 localidades".
"Nem Jesus Cristo agradou a todos", sobre críticas da Secretaria Estadual de Saúde, Roberta Santana sobre atendimento atenção básica.
"Nem Jesus Cristo agradou a todos, teremos elogios, críticas, faz parte de qualquer situação. Não concordo com o que foi dito, qualquer benefício que seja feito para aumentar o atendimento à saúde da população é sempre bem vindo".
Reportagem: Onildo Rodrigues e Hely Beltrão
Comentários (0)