Feira de Santana: Idosa moradora de Feira de Santana celebra aniversário de 118 anos
Maria Joana Souza

Natural de uma comunidade quilombola, no distrito de Itapura, em Miguel Calmon, Maria Joana Souza nasceu no dia 10 de junho de 1906.
A centenária trabalhou a vida inteira torrando café e há 18 anos passou a morar em Feira de Santana. Ela teve dois filhos, que já faleceram, e criou os seis netos sozinha. Além deles, a idosa teve doze bisnetos e cinco tataranetos.
Em entrevista à TV Subaé, Edenailton Souza, neto da idosa, disse que ela não tem nenhum problema de saúde e não faz uso de nenhum tipo de medicamento.
"Eu conheço pessoas com 70 anos, que estão em um estado de saúde muito mais debilitado que o dela. O médico disse para minha irmã que ela dormiria e não acordaria mais porque clinicamente, ela é perfeita", disse o neto da centenária.
Maria Joana não quis entregar o segredo da longevidade, mas a neta da idosa, Marta Souza, disse que ela não come alimentos industrializados há mais de 20 anos.
Edenailton contou que a família nunca teve muitas condições financeiras, mas a idosa vai deixar de herança dignidade e respeito. "Vamos levar para a vida inteira", afirmou.
Os familiares da idosa desejam comprovar que ela é a pessoa mais velha do mundo e vão solicitar o pedido para o Guiness Book, já que o posto atual é de uma norte-americana, de 117 anos, que mora na Espanha e nasceu em março de 1907, quase nove meses após Maria Joana.
Prova de que a Bahia é terra de centenários, um idoso baiano completou 116 anos de vida no dia 15 de junho deste ano. A celebração aconteceu no dia 19 do mesmo mês, junto a amigos e parentes na casa dele, no povoado de Barcelos do Sul, em Camamu, município no sul do estado.
O aniversariante, Joaquim Bispo da Conceição, nasceu em 1908. Cheio de vitalidade, teve quatro filhos e outros 52 descendentes:
29 netos
15 bisnetos
8 tataranetos
"As pessoas olham pra ele e nem pensam que ele tem essa idade", disse Maria Domingas dos Santos, uma das filhas de Joaquim, ao g1.
Atualmente, ela cuida do pai, mas garantiu à equipe de reportagem que ele é um idoso ativo. Segundo Domingas, o homem só não faz mais a própria comida porque ela não deixa.
"Graças a Deus, ele vive bem. Não é um homem doentinho. Não tem diabetes, não tem colesterol [alto], não tem anemia, não tem nada. Quando acha, ainda cai na farra".
Para celebrar a longa vida cheia de saúde, a família organizou uma festa no sítio onde vive. Amigos e outros parentes participaram do momento.
Estado com maior número de centenários
Não é mera impressão. O Censo de 2022, divulgado no ano passado, mostrou que a Bahia era o estado brasileiro com o maior número de pessoas centenárias.
Casal de idosos centenários na BA tem 30 netos, 42 bisnetos e 8 tataranetos após nove filhos: 'Mesmo amor por todos'
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até aquele ano havia 5.336 pessoas com 100 anos ou mais vivendo em terras baianas. São dados que refletem o índice de envelhecimento da população em algumas cidades.
Em cinco municípios, chegava a ter mais idosos do que crianças. Foi o caso constatado em Abaíra, Jussiape, Jacaraci Guajeru e Ibiassucê.
Fonte G1
Comentários (0)